Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (27 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página


História, uma ciência sempre em construção
História, uma ciência sempre em construção

A história, diferente da maioria das disciplinas que estudamos em sala de aula, mostra-se uma ciência que está sempre em construção. Mas agora a pergunta que não quer calar: Porque a história é considerada uma ciência sempre em contrução? Pelo simples fato de a história estudar as transformações ocorridas no espaço e no tempo. Então a história nada mais é o estudo do passado, para que através deste possamos entender o presente.

Nesse contexto, tudo que as civilizações realizaram no passado, reflete nos dias atuas como por exemplo: A inicialização da propriedade privada e a desigualdade social, pequenos grupos governando grupos muito maiores, a invenção da roda, do papel, do primeiro veículo, etc. Agora como seria a nossa sociedade sem estes instrumentos? Certamente se fossemos pesar a importância de tais instrumentos, seria quase impossível sobreviver.

Então podemos entrar em outra questão: a importância do historiador nesse processo, pois quem iria pesquisar e registrar todos os acontecimentos para que a sociedade pudesse analisar os acontecimentos anteriores a nossa história atual? Portanto, o historiador tem grande importância na formação da sociedade, pois sem ele, não teriamos acesso a todas as informações existentes sobre as civilizações passadas.

A pesquisa do historiador é baseada nas fontes históricas. Mas afinal, o que são fontes históricas? São vestigíos que dos quais podemos averiguar o modo de vida das civilizações passadas, como por exemplo: Documentos, obras de arte, fosséis, móveis, etc. Tudo que através deste possa se identificar o modo de viver e pensar dessas civilizações. Afinal, se não fosse a história, eu não estaria aqui escrevendo esse texto a todos os leitores.

 

Professor Diego Novaes

História